2m192t
Na tarde desta quarta-feira (16), por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages foi acionado para atender uma ocorrência de resgate em altura no interior do município de , na localidade conhecida como Sítio Carúno.
De acordo com informações readas pelos moradores, um jovem de 18 anos, que realizava a colheita de pinhão com um grupo de trabalhadores, subiu em uma araucária e acabou ficando preso a cerca de 20 metros de altura, após sofrer um mal súbito e não conseguir mais descer. O jovem estava sem qualquer equipamento de segurança.
Duas viaturas, incluindo a AR 104, foram deslocadas com equipe especializada e os materiais necessários para a realização do resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram a situação: o rapaz encontrava-se consciente, porém desorientado, apresentando sinais de mal-estar e desidratação leve, além de frio e fraqueza. Ele relatou ter subido na árvore por volta das 14h e permaneceu por cerca de cinco horas na copa da araucária, sem conseguir descer.
A equipe montou rapidamente o sistema de salvamento em altura, utilizando cabo de segurança e ascensores para alcançar a vítima. Após a abordagem, o jovem recebeu os equipamentos de proteção e foi cuidadosamente retirado da árvore. A operação de resgate durou cerca de duas horas e terminou com sucesso, sem maiores lesões físicas à vítima, que, apesar de abalada emocionalmente, foi deixada aos cuidados da família após receber atendimento e apoio dos bombeiros.
Os demais trabalhadores da região foram orientados quanto à importância do uso de equipamentos de segurança durante a colheita de pinhão, especialmente em áreas de difícil o e altura.