sicred
Unifique

O meteorologista Piter Scheuer emitiu um alerta neste domingo, 25 de maio, por meio de seu perfil no Instagram, sobre a chegada de uma frente fria que deve provocar temporais severos e uma acentuada queda de temperatura nos próximos dias no Sul do Brasil. 2q2n37

Segundo Scheuer, a partir da terça-feira, 27 de maio, uma nova frente fria ingressa pela região, provocando aumento da nebulosidade, pancadas de chuva e risco elevado de temporais. Os fenômenos previstos incluem trovoadas, chuva intensa, granizo, ventos fortes e até tempestades severas, com rajadas que podem superar os 100 km/h. Há ainda a possibilidade de episódios isolados de microexplosões e até tornados, especialmente no oeste de Santa Catarina, meio-oeste, noroeste do Rio Grande do Sul, e nas regiões oeste e sudoeste do Paraná — áreas onde os índices de instabilidade estarão mais elevados.

A frente fria deverá alcançar o oeste catarinense entre a tarde e a noite da terça-feira, e no Rio Grande do Sul, o avanço já ocorre pela manhã. À medida que o sistema se desloca, as demais regiões do Sul também serão atingidas entre a noite de terça e a madrugada e manhã de quarta-feira, quando a chuva ganha intensidade e a temperatura despenca bruscamente.

Com a interação entre o sistema frontal e o ar polar, há chance de neve na Serra Catarinense ao longo da quarta-feira, 28 de maio. Durante a madrugada e manhã da quinta-feira, 29, o risco de neve se estende também à Serra Gaúcha. Embora os modelos indiquem possibilidade de algum acúmulo, Scheuer ressalta que se trata de projeções isoladas e que o fenômeno, se ocorrer, deve ser pontual.

O meteorologista alerta que esta frente fria está associada a um ciclone extratropical sobre o oceano, o que contribui para o aumento da umidade nas áreas serranas, combinando-se ao avanço de ar polar e à instabilidade atmosférica.

Diante do cenário, a orientação é de atenção redobrada, especialmente para moradores das áreas de maior risco, com possibilidade de vendavais, queda de granizo e frio intenso ao longo de toda a semana na Região Sul.